O sistema das nove cores na reintegração cromática de bens culturais

  • Ana Bailão Universidade Católica Portuguesa
Palabras clave: reintegração cromática, cor, nove cores, tendências tonais, aguarelas, Winsor&Newton.

Resumen

A seleção das cores mais adequadas para realizar uma reintegração cromática não é normalmente uma questão fácil de resolver. Para utilizar uma paleta restrita, muitos conservadores-restauradores optam por usar as três cores primárias, percebendo a curto prazo que cada fabricante tem as suas cores primárias e que com cada conjunto de três cores-pigmento se obtêm uma gama limitada de tons. Normalmente, segundo a obra, são necessários matizes adicionais para obter tons fora desta gama. O objectivo deste estudo é fazer um levantamento dos conceitos da teoria da cor e propor um sistema alternativo, constituído por nove cores, dois amarelos, dois azuis, dois vermelhos, pelo branco, preto e ainda pela terra de sombra queimada. Nos diversos exercícios demonstrativos recorreu-se às aguarelas Artist´s Watercolours da marca inglesa Winsor&Newton.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ana Bailão, Universidade Católica Portuguesa
Ana Bailão é licenciada em Conservação e restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2005). Realizou o mestrado em Técnicas e Conservação de pintura na Universidade Católica Portuguesa em 2010. A investigação foi sobre as metodologias e técnicas de reintegração cromática. Actualmente, continua o estudo da reintegração cromática como doutoranda na mesma universidade, em colaboração com o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e o Instituto del Patrimonio Cultural de España (IPCE).
Publicado
2013-12-22
Cómo citar
Bailão, A. (2013). O sistema das nove cores na reintegração cromática de bens culturais. Ge-Conservacion, 5, 110-134. https://doi.org/10.37558/gec.v5i0.171
Sección
Artículos