Projeto interdisciplinar de estudo e conservação da série “Retirantes” de Candido Portinari no Museu de Arte de São Paulo

  • Sofia Hennen Rodriguez Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
  • Aline Assumpção Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP (Brasil)
  • Pedro de Campos Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicada ao Patrimônio Cultural (LACAPC), Universidade de São Paulo (USP), (Brasil)
  • Bianca Gonçalves 3e Louise Colignystraat, Den Haag, Netherlands
  • Erick Santos Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, (Brasil)
  • Elizabeth A. M. Kajiya Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicada ao Patrimônio Cultural (LACAPC), (Brasil)
  • Fábio Luchiari Museu de Arte Contemporânea de Americana e Museu Histórico Pedagógico
  • Márcia de Almeida Rizzutto Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicada ao Patrimônio Cultural (LACAPC), (Brasil)
  • Florence White de Vera Museu de Arte Contemporânea da USP
  • Cecilia Winter Managing Collections Environments do Getty Conservation Institute, Los Angeles
Palabras clave: pintura modernista, portinari, conservação, técnica pictórica, imagiologia, XRF, Raman, MASP

Resumen

“Retirantes”, “Criança Morta” e “Enterro na Rede” são três pinturas a óleo, pintadas em 1944 pelo reconhecido artista brasileiro Candido Portinari. As três pinturas representam cenas da miséria gerada pelas migrações durante as secas no nordeste brasileiro. As três pinturas entraram para a coleção do museu como um conjunto em 1948. Devido às diferentes historias materiais e restaurações passadas, as pinturas apresentavam distintos estados de conservação. Foi organizado um projeto interdisciplinar com curadores, conservadores e cientistas, com o fim de estudar e restaurar cada uma das pinturas. A imagiologia e a caracterização material foram essenciais para justificar o tratamento proposto, que se realizou com a intenção de estabilizar as alterações presentes e recuperar a homogeneidade estética das três pinturas, permitindo uma exposição coerente do conjunto novamente.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Sofia Hennen Rodriguez, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP

Sofia Hennen formou-se na Bélgica, em História da Arte, na Universidade Libre de Bruxelas (ULB), com mestrado em pintura flamenca, e em Conservação e Restauro de Pinturas, pela Escola Nacional Superior das Artes Visuais (ENSAV), com bacharelado e mestrado em ambas as instituições. Durante seus estudos de conservação e restauro, Sofia se especializou nas técnicas e soluções de limpeza de obras policromadas, especialmente na aplicação de géis policacrílicos. Teve várias experiências profissionais em distintos museus e instituições culturais no Chile, Espana e Bélgica, como uma prática de aperfeiçoamento no Instituto Real do Patrimônio Artístico Belga (KIK-IRPA). Durante sua carreira, tem se especializado na conservação e restauro de pinturas sobre tela, cobre e madeira. Atualmente, ela é responsável pela área de conservação e restauro do Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde tem estabelecido metodologias e protocolos de pesquisa, conservação e restauro, e vem organizando projetos interdisciplinares com professionais e instituições nacionais e internacionais.

Aline Assumpção, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP (Brasil)

Aline Assumpção obteve seu bacharelado em Conservação e Restauro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2017, e é atualmente mestranda em ciências da conservação e restauro de arte contemporânea, pela Universidade de Lisboa. Seu projeto de estudo baseia-se em um estudo comparativo de géis e emulsões na limpeza de pinturas acrílicas. Ao longo de sua formação, Aline realizou estágios e participou de projetos em instituições brasileiras e portuguesas, além da contribuição com o grupo Sustainability in Conservation, que visa projetos voltados para a sustentabilidade aplicada à conservação e restauro. Atua desde 2020 como assistente de conservação e restauro no Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde contribui para a pesquisa e atividades de conservação e restauro da instituição.

Pedro de Campos, Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicada ao Patrimônio Cultural (LACAPC), Universidade de São Paulo (USP), (Brasil)

Pedro de Campos é especialista em analises por imageamento e físico-químicas de objetos do Patrimônio Cultural. Possui bacharelado e licenciatura em Física pela Unicamp, e mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Atual na área da Ciência do Patrimônio desde 2005. Desde 2018, é pesquisador de pós doutorado na Universidade de São Paulo, participando de estudos dos acervos dos museus da USP e no desenvolvimento de novas técnicas analíticas voltadas a pesquisa em bens do Patrimônio Cultural.

Bianca Gonçalves, 3e Louise Colignystraat, Den Haag, Netherlands

Bianca Gonçalves licenciou-se em Conservação e Restauro em 2013 pelo Instituto Politécnico de Tomar, Portugal. Em seguida, fez especialização em conservação e restauro de pinturas em ENSAV La Cambre, Bruxelas. Na sua tese de mestrado, Bianca explorou abordagens menos tóxicas para a limpeza de pinturas acrílicas convergindo o seu interesse em Sustentabilidade, Química Verde e Conservação e Restauro. Durante os seus estudos, estagiou e trabalhou em ateliês privados e museus em Portugal, Bruxelas, Malta e Itália. Até 2019 trabalhou no Museu de Arte de São Paulo (MASP) no Brasil como conservadora-restauradora com foco em conservação preventiva e exposições temporárias. Atualmente trabalha no Studio Redivivus na Holanda, onde está principalmente em contato com pinturas modernas, contemporâneas e suporte de madeira.

Erick Santos, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, (Brasil)

Erick Santos de Jesus, é especialista na área de conservação de Bens do Patrimônio Histórico Cultural. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Braz Cubas (2007). Especialização/Master em conservação e restauro de obras de arte moderna e contemporânea (Universidade Complutense de Madrid, 2012). Desde 2004 trabalha como assistente no Núcleo de Acervo, Conservação e Restauro do Museu de Arte de São Paulo -MASP.

Elizabeth A. M. Kajiya, Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicada ao Patrimônio Cultural (LACAPC), (Brasil)

Elizabeth A. M. Kajiya, é especialista e atua na área de análises por imageamento em Bens do Patrimônio Histórico Cultural. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1988). Especialização em conservação/restauração de obras de arte em pinturas de cavalete e esculturas policromadas (Instituto Paulista de Restauro, 1998). Desde 2007 tem contribuído no desenvolvimento de pesquisas no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, com técnicas não-destrutivas por meio de imageamento multiespectrais em Patrimônio Cultural, em colaboração com Museus Paulistas. Especialização em perícia grafotécnica (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil, 2012).

Fábio Luchiari, Museu de Arte Contemporânea de Americana e Museu Histórico Pedagógico

Fábio Luchiari é conservador e restaurador de pintura de cavalete no Ateliê De Vera Artes - Restauração de Obras de Artes. Especialista em Museologia, Colecionismo e Curadoria pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Bacharel em Administração e Restaurador Conservador pelo Instituto Paulista de Restauro. Foi coordenador de museus pela Prefeitura de Americana de 1997 a 2003 (Museu de Arte Contemporânea de Americana e Museu Histórico Pedagógico).

Márcia de Almeida Rizzutto, Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicada ao Patrimônio Cultural (LACAPC), (Brasil)

Bacharel e Licenciada em Física. Mestre e Doutora em Física com especialização em Física Nuclear. Pós-doutoramento em Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Histórico e Cultural na Universidade de Sassari, Itália (2008). É professora livre-docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) desde 2001 no Departamento de Física Nuclear. É orientadora nos cursos de pós-graduação da USP na área de Física e de Museologia. Desenvolve pesquisas relacionadas à caracterização de materiais, principalmente de estudos e análises de objetos do patrimônio Histórico e Cultural (Arqueometria), em parcerias com os museus da USP e do Estado de São Paulo. Coordena o Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural do Instituto de Física da USP – LACAPC-IFUSP (https://portal.if.usp.br/arqueometria/pt-br/laboratorio) e também coordena o Núcleo de Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico (NAP-FAEPAH) da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (http://portal.if.usp.br/faepah/pt-br).

Florence White de Vera, Museu de Arte Contemporânea da USP

Florence Maria White de Vera, conservadora/restauradora de pinturas. Formada em História pela Universidade de São Paulo e em Pintura de cavalete pelo Instituto Paulista de Restauro. Conservadora Restauradora no Museu de Arte Contemporânea da USP, afastando-se por aposentadoria em 1997, ano em que fundou a empresa DE VERA ARTES, com equipe especializada em restauração de pinturas, obras de arte em papel e imagens sacras. Neste período foram concretizados projetos importantes junto ao IPHAN, secretaria de Cultura do Estado de SP e de instituições bancárias, museus, galerias e colecionadores particulares.

Cecilia Winter, Managing Collections Environments do Getty Conservation Institute, Los Angeles

Cecilia Winter é especialista em museologia pelo Curso de Especialização em Museologia da Universidade de São Paulo e conservadora-restauradora com graduação e mestrado pela Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne, Paris. Atua na área de conservação preventiva de exposições e coleções desde 2004. Atuou na coordenação do núcleo de Acervo, Conservação e Restauro entre 2015 e 2020. Em 2021 passou a integrar a equipe da iniciativa Managing Collections Environments do Getty Conservation Institute, Los Angeles

Citas

ACKROYD, P. (2002). “The Structural Conservation of Canvas Paintings: Changes in Attitude and Practice Since the Early 1970s”, Studies in Conservation, 47 (Supplement 1): 3-14. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1179/sic.2002.47.Supplement-1.3. [consulta: 01/06/2021].

BARDI, P.-M. (1985). Portinari [catálogo de exposição]. Curitiba: Clube Curitibano.

BARBOSA, K. (2012). Relatório de intervenção. Arquivos do MASP.

BETTENCOURT, O. (1969). Ficha técnica. Arquivos do MASP.

BRIXA, T. (1991). Orçamento e Proposta de tratamento. Arquivos do MASP.

Conserving Canvas. The Getty Foundation. (2020). https://www.getty.edu/foundation/initiatives/current/conservingcanvas/index.html. [consulta: 01/06/2021]

BUSTIN, M. e CALEY T. (2003). Alternatives to lining: the structural treatment of paintings on canvas without lining: a Conference Held Jointly by the British Association of Paintings Conservator-Restorers and the United Kingdom Institute for Conservation Paintings Section. United Kingdom Institute for Conservation.

CREMONESI, P. (2011). El ambiente acuso para el tratamiento de obras polícromas. Padova: Il Prato.

CREMONESI, P., e SIGNORINI, E. (2012). Un approccio alla pulitura dei dipinti mobili, Padova: Il Prato.

CREMONESI, P. (2014). L’uso dei solventi organici nella pulitura di opere policrome. Padova: Il Prato.

DE LA RIE, E.R. (1982). “Fluorescence of Paint and Varnish Layers (Part II)”. Studies in Conservation, 27: 65-69. https://doi.org/10.1179/sic.1982.27.2.65

DE LA RIE, E.R. e MCGLINCHEY, C.W., (1990). “New synthetic resins for picture varnishes”. Studies in Conservation, 35: 168-173. https://doi.org/10.1179/sic.1990.35.s1.036.

DE LA RIE, E.R., LOMAX, S.Q., PALMER, M., GLINSMAN L.D. e MAINES, C.A. (1995). “An investigation of the photochemical stability of urea-aldehyde resin retouching paints: Removability tests and colour spectroscopy”. Studies in Conservation, 45: 51-59. https://doi.org/10.1179/sic.2000.45.Supplement-1.51

DE LA RIE, E.R. (2003). “Why use a synthetic picture varnish?”. Em Actes du congrès. Art et Chimie: les polymères, Paris: CNRS Editions, 63-68.

DIGNEY-PEER, S., THOMAS, K., PERRY, R., TOWNSEND, J., GRITT, S. (2012). “The imitative retouching of easel paintings”. Em The Conservation of Easel Paintings, Stoner, J.H., Rushfield, R. (coord.), Londres, New York: Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429399916-43.

DOUCET, S. (2002). “Étude de l’action des solvants organiques sur la couche picturale des peintures à l’huile”. ARAAFU. Conservation-Restauration des Biens Culturels, 19/20: 65-68.

DUNKERTON, J. (2010). “Retouching with Gamblin Conservation Colours”. Em Mixing and Matching, Ellison, R., Smithen, P., Turnbull, R. Londres: Archetype Publications.

DUPUY, C. (2012). “Les solvants organiques neutres épaissis pour le nettoyage d’une couche picturale’’. CeROArt: EGG 2. https://doi.org/10.4000/ceroart.2634.

FLORIAN, M.-L.E. (2002). Fungal Facts: Solving fungal problems in heritage collections. Londres: Archetype Publications.

GORINI, E. (2017). Um museu vivo de percurso inovador. MASP [catálogo]. São Paulo, Brasil: Museu de Arte de São Paulo, J. Safra Instituto Cultural, 19-26.

HEIBER, W., TOMKIEWICZ, C., SCHARFF, M., LEVENSON, R. (2012). “Tear mending and other structural treatments of canvas paintings, before or instead of lining”. Em The Conservation of Easel Paintings, Stoner, J.H., Rushfield, R. (coord.), Londres, New York: Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429399916-29 [consulta: 01/06/2021].

HENNEN, S., MEDEROS-HENRY, F., DE BOULARD, C., ESPINOSA, M.-F., CREMONESI, P. (2017). “A study on the influence of organic and inorganic alkali on the formulation and properties of Pemulen TR-2 gels”. Em: Gels in Conservation Conference, The Emmanuel Centre, Tate Museum, London. https://www.youtube.com/watch?v=jsxjV7gC1zY [consulta: 01/06/2021].

LEONARD, M. (1990). “Some observations on the use and appearance of two new synthetic resins for picture varnishes”. Studies in Conservation, 35: 174-176. https://doi.org/10.1179/sic.1990.35.s1.037.

MARIOTTI, P., BORGIOLI, L. (2004). “Applicazione di nuove vernici ad alta stabilità”. Em: II Congresso Nazionale IGIIC: Lo stato dell’arte, 470-476.

MASP (2008). Brazilian Art. American Art. Donations and Collections, 3 [Catálogo de museu], São Paulo: Museu de Arte de São Paulo.

MCGLINCHEY, C.W. (1990). “The industrial use and development of low molecular weight resins: an examination of new products of interest to the conservation field”. Em: ICOM Committee for Conservation, 9th triennial meeting, Dresden, 563-567.

Museu Casa de Portinari, Brodowski, Brasil. https://www.museucasadeportinari.org.br [consulta: 28/01/2021].

PEDROSA, A., PROENÇA, L. (2015), Concreto e Cristal: O acervo do MASP nos cavaletes de Lina Bo Bardi. São Paulo: Cobogó – MASP.

PENNA, C.S.G., PORTINARI, J.C. (2004), Candido Portinari. Catálogo Raisonné, vol.2 (1939 - 1944), Projeto Portinari, Rio de Janeiro.

PHENIX, A. (2001). “Swelling of artists’ oil paints due to sorption of organic solvents”. The Picture Restorer, 20: 16-19. https://doi.org/10.1179/019713602806082647

PHENIX A., WOLBERS, R.C., TOWNSEND, J., ZUMBÜHL, S., BARTOLETTI A., LEE J., ORMSBY, B. (2012). “Removal of varnish: organic solvents as cleaning agents”. Em The Conservation of Easel Paintings, Stoner, J.H., Rushfield, R. (coord.), London, New York, Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429399916-37

Projeto Portinari. http://www.portinari.org.br/. [consulta: 28/01/2021].

RESCALA, J.J. (1962). Ficha de tratamento. Arquivos do MASP.

ROSADO, A., MENDES, I., MOTTA JR, E., TEIXEIRA, C.V., SOUZA, L.A.C. (2011), “Candido Portinari, Materials and Techniques of a Brazilian Modern Painter - Part I”. Em ICOM CC 16th Trienal Conference Lisbon, Lisboa, 1-9.

ROSADO, A., MENDES, I., MOTTA JR, E., TEIXEIRA, C.V., SOUZA, L.A.C. (2014), “Material and technical studies of a selected group of paintings by Candido Portinari, a major Brazilian Modernist Painter”. Em Science and Art: the Painted Surface, London, Royal Society of Chemistry, 460-474.

STAVROUDIS, C. (2013). “Superstorm Sandy: Frontline Advice for Dealing with Mold and Salvaging Electronic Devices”. Em: WAAC Newsletter, vol. 35;1.

TEIXEIRA, C.V., MOTTA, E., GRAÇA, M.C., CARVALHO, H.E., SOUZA, L.A.C (2011) “O restauro dos painéis ‘Guerra e Paz’ de Candido Portinari”. Em I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e restauro, 196-206.

VILLERS, C. (2003). Lining paintings: papers from the Greenwich Conference on Comparative Lining Techniques. London: Archetype.

VON DER GOLTZ, M., PROCTOR, R.G., WHITTEN, J., MAYER, L., MYERS, G., HOENIGSWALD, A., SWICKLIK, M. (2012). “Varnishing as part of the conservation treatment of easel paintings”. Em The Conservation of Easel Paintings, Stoner, J.H., Rushfield, R. (coord.), London, New York: Routledge, 635-658. https://doi.org/10.4324/9780429399916-44.

WESTBY, P.-P. (1974). The Lining Cycle: Fundamental causes of deterioration in painting on canvas: materials and methods of impregnation and lining from the 17th century to the present day, Londres: National Maritime Museum.

WHITTEN, J. (1995). “Regalrez 1094: Properties and uses”, WAAC Newsletter, 17: 11-12.

WOLBERS, R. (2013). Le nettoyage des surfaces peintes. Méthodes aqueuses. Paris: Eyrolles.

Publicado
2021-06-16
Cómo citar
Hennen Rodriguez, S., Assumpção, A., de Campos, P., Gonçalves, B., Santos, E., A. M. Kajiya, E., Luchiari, F., de Almeida Rizzutto, M., White de Vera, F., & Winter, C. (2021). Projeto interdisciplinar de estudo e conservação da série “Retirantes” de Candido Portinari no Museu de Arte de São Paulo. Ge-Conservacion, 19(1), 292-308. https://doi.org/10.37558/gec.v19i1.998
Sección
Suplemento